Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Carta aos europeus - A Terceira Guerra Mundial - primeira parte

Segunda-feira, 19.02.24

Caros europeus,

Nesta carta vou mostrar como começou a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), para além disso proponho que façam o seguinte exercício: onde está Hitler leiam Putin e verifiquem por vós as semelhanças e como estamos a caminhar para a Terceira Guerra Mundial. Dois princípios já aconteceram: Putin anexou a Crimeia e diz que nunca atacará os países da NATO, também Hitler garantiu a Chamberlain que não atacaria mais nenhum país depois de em 1938 ter anexado a Áustria. Depois da Áustria Hitler invadiu a Polónia, quando garantiu que queria a paz. Já Putin depois da Crimeia invadiu a Ucrânia, que Putin tinha garantido que nunca atacaria. Mas vamos aos factos:

A pouco e pouco, a inquietação ia alastrando por toda a Europa. O horizonte político tornou-se sombrio a partir do momento em que Hitler atacou a Áustria, e os mesmos que em Inglaterra lhe tinham aberto secretamente o caminho, na esperança de assim comprarem a paz para o seu próprio país, começavam agora a ficar apreensivos. De 1938 em diante, por toda a Europa, não havia conversa que, por muito diferente que começasse a ser o assunto, não viesse  a desembocar na questão de saber se a guerra poderia ainda ser evitada, ou pelo menos adiada, e de que maneira.[...] Chamberlain fora a Godesberg, para, sem reservas, conceder a Hitler tudo o que este já lhe havia exigido anteriormente em Berchtesgarden. Mas aquilo que parecera suficiente a Hitler algumas semanas antes. agora já não satisfazia a sua histérica ânsia de poder. A Inglaterra, a França, a Checoslováquia, a Europa só tinham dois caminhos: humilhar-se frente à peremptória sede de poder de Hitler ou cortar-lhe o caminho de armas na mão. A Inglaterra parecia estar disposta a tudo. Os preparativos militares já não eram mantidos em segredo, pelo contrário, eram feitos às claras e ostensivamente.

 (Continua)

Créditos - Stefan Zweig - O Mundo de Ontem

P.S. - No momento em que estou a escrever este post, vejo que Putin mandou matar Alexei Navalny, mais uma prova que Putin não hesita em eliminar quem lhe faz frente. Já nem procura disfarçar o seu ódio a quem defende a democracia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Folhasdeluar às 07:21


7 comentários

De Cotovia@mafalda.carmona a 19.02.2024 às 07:57

Olá,
Cheguei aqui sem saber que o folhas de luar era o ECCE HOMO, e logo surpreendida, concordei:
"NÃO PROCURO CONVERTER NINGUÉM ÀS MINHAS CONVICÇÕES...BASTA-ME PODER EXPRESSÁ-LAS. STEFAN ZWEIG"
De seguida, após a leitura deste post, não me basta concordar, palavra por palavra, com o que aqui expôs, como lhe agradeço.
Dou-lhe os parabéns pela coragem, fico a aguardar a continuação desta Carta aos Europeus.

De Folhasdeluar a 19.02.2024 às 12:52

Olá Mafalda...não se trata de coragem,( muito embora aprecie as suas palavras) é um dever de todos nós denunciar estes tempos tão nublados. Parece impossível que estejamos a reviver os anos de xenofobia, racismo, misoginia e crise nas democracias. Afinal não assim há tanto tempo que morreram milhões de pessoas vítimas da loucura de um homem. Parece impossível que existam governos e pessoas que pactuem com os novos ditadores. São tempos negros os que estamos a viver, por isso temos que agitar a mente das pessoas, recordar-lhes a história da Segunda Guerra Mundial e mostrar como se estão a repetir as situação que levaram àquele horror. As cartas sairão nos próximos dois dias. Obrigado pelo comentário.

De cheia a 19.02.2024 às 09:22

Como é que políticos como o Lula e outros ainda dizem que é preciso avariguar ?

Boa semana

Um abraço

De Folhasdeluar a 19.02.2024 às 12:52

Não é só o Lula...por cá também há alguns que pensam o mesmo...abraço e semana tranquila

De Mulher a 19.02.2024 às 16:38

É claro como a àgua, é capaz de tudo...

De imsilva a 19.02.2024 às 22:10

E incrível como dois ou três gatos conseguem mandar numa data de ratos.

De Folhasdeluar a 20.02.2024 às 16:10

É a força do terror...dia tranquilo

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2024

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829